Web Radio Cidade

Quinta-feira, 03 de Abril de 2025

Tempo

Santa Catarina terá outono com temperaturas acima da média.

Estação será marcada por maior amplitude térmica, chuvas menos frequentes e transição gradual para o frio.

Web Rádio Cidade
Por Web Rádio Cidade
Santa Catarina terá outono com temperaturas acima da média.
IMPRIMIR
Espaço utilizado para comunicação de erro nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

Começou nesta quinta-feira (20), às 06h02 (horário de Brasília), o outono no Hemisfério Sul, marcando a transição entre o verão quente e úmido para um período mais seco e com temperaturas gradativamente mais baixas. Em Santa Catarina, porém, a estação promete ser atípica, com temperaturas acima da média, maior amplitude térmica ao longo do dia e um padrão de chuvas diferente do registrado nos últimos meses.

De acordo com a central de monitoramento da Proteção e Defesa Civil, os temporais típicos das tardes de verão tendem a diminuir em todo o estado com a chegada do outono. Agora, as chuvas serão influenciadas, principalmente, pela passagem de frentes frias, frequentemente associadas a ciclones extratropicais no oceano. Embora esses sistemas possam causar precipitações significativas em alguns períodos, no geral, os volumes de chuva deverão ser menores em comparação ao verão.

Uma das principais características do outono catarinense neste ano será a maior variação de temperatura ao longo do dia. Manhãs e noites devem ser mais amenas, enquanto as tardes podem registrar temperaturas elevadas, especialmente nas regiões Oeste e Litoral.

Com o avanço da estação e a proximidade do inverno, massas de ar frio se tornarão mais frequentes, trazendo temperaturas mais baixas, particularmente para os Planaltos e a Serra. Nessas áreas, as condições climáticas serão favoráveis à formação de geadas, um fenômeno típico do final do outono e início do inverno.

Conforme a central de monitoramento da Defesa Civil, todas as regiões de Santa Catarina devem registrar temperaturas acima da média histórica para o período. Apesar disso, não estão previstos períodos prolongados de calor intenso. A transição para o frio será gradual, com eventos de temperaturas baixas mais frequentes à medida que o outono avança.

“Nesta estação teremos uma transição gradual para o frio, com eventos de temperaturas baixas mais frequentes. Além disso, as chuvas ficarão mais distribuídas, sendo influenciadas principalmente pela passagem de frentes frias e ciclones no oceano”, explica o meteorologista Felipe Theodorovitz.

Com o clima instável típico do outono, os catarinenses podem esperar variações térmicas significativas e mudanças rápidas nas condições meteorológicas. O acompanhamento de boletins do tempo será fundamental, especialmente para setores como a agricultura, que dependem da previsão climática para planejamento e medidas preventivas.

Diante do cenário de temperaturas acima da média e chuvas menos regulares, é importante que a população se prepare para um outono dinâmico, marcado pela alternância entre períodos de calor, frio e chuva.

FONTE/CRÉDITOS: Web Rádio Cidade
Comentários:
Web Rádio Cidade

Publicado por:

Web Rádio Cidade