O Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (SAMAE) de Campos Novos enfrenta uma série de furtos que têm impactado diretamente o fornecimento de água e o tratamento de esgoto no município e nos distritos. De acordo com o diretor do SAMAE, Alexandre Biolchi, os crimes começaram em fevereiro e resultaram em prejuízos financeiros e transtornos para a população.
“Infelizmente, o SAMAE tem sofrido com furtos desde fevereiro, que acabam ocasionando interrupções no tratamento de água e esgoto do nosso município e também nos distritos”, afirmou Biolchi.
Entre os casos mais graves registrados está o furto de um transformador na estação de tratamento de água do distrito de Bicui. Além disso, foram registrados furtos de cabos de energia e vandalismo nas estações de tratamento de esgoto localizadas nos loteamentos Rambo, Zanata e Valparaíso.
“Roubaram a fiação e ainda vandalizaram a porta da estação. Esses furtos prejudicam não apenas o tratamento de água e esgoto, mas também tiram recursos que poderiam ser investidos em melhorias para a população”, lamentou o diretor.
O SAMAE já registrou boletins de ocorrência e a Polícia Civil está investigando os crimes. Segundo Biolchi, algumas imagens de suspeitos foram capturadas, mas, para não atrapalhar as investigações, os detalhes não serão divulgados no momento.
“Temos imagens de suspeitos e acreditamos que logo a Polícia Civil conseguirá prender os responsáveis. Além disso, iniciamos rondas periódicas em parceria com a Guarda Patrimonial e contamos com o apoio da Polícia Militar, que tem realizado ações para inibir esses crimes”, ressaltou.
Biolchi destacou que os furtos de cabos e outros materiais não afetam apenas o SAMAE, mas também residências, comércios e construções em Campos Novos. “Isso gera uma preocupação geral na população camponovense. Nos casos do SAMAE, a falta de energia elétrica nas estações prejudica não apenas o tratamento de água, mas também o de esgoto, que depende do funcionamento contínuo dos sistemas.”
O SAMAE pede a colaboração da comunidade para monitorar atividades suspeitas próximas às estações de tratamento. “Se notar algo estranho, comunique-nos pelo número do plantão do SAMAE: (49) 99933-4142. Assim, podemos acionar rapidamente nossos vigilantes, a Guarda Patrimonial e a Polícia Militar para evitar novos furtos”, solicitou o diretor.
Biolchi reforçou que a união entre o SAMAE, as forças de segurança e a população será essencial para combater esse tipo de crime e garantir que os serviços públicos não sejam prejudicados.
Denúncias e informações podem ser feitas pelo número (49) 99933-4142.
Comentários: