Uma forte onda de calor começou a se instalar no país. Embora o centro da bolha de calor estar situado entre Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, o calor será sentido em vários Estados de todas as regiões, com temperaturas próximas a 40ºC.
A nova onda de calor vai estar associada a um padrão de bloqueio atmosférico com uma grande área de ar seco e quente. De acordo com a Metsul Meteorologia, a cada dia que passa, o calor aumenta e a umidade reduz, “retroalimentando” o sistema.
A região Centro-Oeste deve ser a que mais vai sofrer os efeitos da onda no Brasil. Mato Grosso e parte de Mato Grosso do Sul terão as maiores máximas próximas ou até acima de 40ºC, em especial em áreas próximas do Pantanal. Cuiabá será a capital mais quente, com previsão de máxima de 41ºC a 42ºC.
O Norte também será destaque. Rondônia, Pará e parte do Amazonas devem ter amplas áreas com máximas acima de 35ºC e pontos com 40ºC durante as tardes. O boletim destaca também que o calor mais intenso deve se estender ao Piauí e ao Maranhão.
Próximo à bolha de calor, o Estado de São Paulo também sentirá os efeitos da onda. O interior paulista, principalmente no oeste, centro e o norte do Estado, terão as temperaturas mais altas, com dias em sequência com máximas acima de 35ºC. Já a cidade de São Paulo terá máximas por volta de 30ºC. No oeste de Minas Gerais e no Triângulo Mineiro, além do Rio de Janeiro, as tardes serão de 35ºC.
Áreas em vermelho no mapa logo abaixo terão temperatura entre 5 a 7°C acima da média, conforme a previsão do Climatempo. A elevação será entre 2,5 a 3°C acima da média nas áreas em laranja. Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná terão máximas acima dos 30ºC. Segundo a Metsul, as máximas mais elevadas serão no oeste, noroeste e norte do Paraná, com valores entre 35ºC e 39ºC.
De acordo com o boletim, o Rio Grande do Sul será a exceção no Brasil, com chuvas durante o fim de semana. “Isso fará com que não haja uma sequência de dias muito quentes, por exemplo, na metade sul do Estado”, diz a Metsul. Agora, na metade norte, as máximas podem atingir 32ºC.
A MetSul Meteorologia alerta para o agravamento das queimadas no Centro-Oeste e Norte do Brasil diante dos seguidos dias quentes e secos previstos.
Comentários: