Uma corn snake, ou cobra do milho, foi capturada no quintal de uma casa, nesta segunda-feira (4), em Florianópolis, após moradores chamarem o Corpo de Bombeiros. A espécie é considerada exótica, invasora e tem origem nos Estados Unidos.
A serpente foi levada para o Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas), do Instituto do Meio Ambiente (IMA), no Parque Estadual do Rio Vermelho. Em relatório, os bombeiros afirmaram inicialmente que o animal era uma jiboia. A equipe do Cetas, no entanto, identificou a espécie corn snake, informou o IMA.
Segundo o biólogo Christian Raboch Lempek, a espécie é originária dos Estados Unidos e "provavelmente foi comprada ilegal do tráfico de animais". O g1 tentou contato com a Polícia Militar Ambiental, mas não teve retorno até a última atualização desta reportagem.
Conforme o IMA, Santa Catarina não tem nenhum criador comercial autorizado da espécie. O animal será levado a um empreendimento de fauna habilitado para manejo. "Um animal desse tem que ser adquirido por meio de empreendimentos autorizados pelo órgão ambiental", destacou nota do órgão.
Exótica e invasora
O herpetólogo Alex Giordano Bergmann explica que a espécie é exótica (não ocorre de forma natural no Brasil) e invasora (encontra no país condições para perpetuar a sua espécie).
"Ela tem alimento e abrigo, e as condições climáticas são favoráveis. Então, ela é invasora porque justamente tem a capacidade de invadir. Se ela conseguir encontrar um outro indivíduo da mesma espécie, vai conseguir se reproduzir. Ela pode se multiplicar e começar a ocorrer de forma natural", explica.
Comentários: