Na manhã desta terça-feira, 15, um incidente de intoxicação ocorreu em um supermercado localizado no centro de Herval d’Oeste, na Rua Luiz Foppa. Segundo informações repassada por vítimas da intoxicação, que falaram com a reportagem do Portal Eder Luiz , O caso aconteceu durante a limpeza das escadarias do local, quando um produto químico forte foi utilizado, causando mal-estar em funcionários e clientes que estavam no estabelecimento. O produto foi identificado pelos bombeiros como hipoclorito de sódio.
O Corpo de Bombeiros foi acionado por volta das 10h40 para atender a ocorrência. Segundo o relato da vítima que estava presente no momento da limpeza, o cheiro intenso do produto foi sentido desde o início da manhã, por volta das 8h, quando uma empresa terceirizada começou a lavar as escadarias que ligam o térreo ao terceiro andar. “A gente já subia as escadas sentindo o cheiro muito forte e comentamos com o pessoal que estava fazendo o trabalho, mas eles continuaram. Não conseguíamos respirar direito lá em cima”, disse a mulher.
Ela também relatou que várias pessoas começaram a se sentir mal durante a limpeza. “Nós fomos as mais graves, tivemos vômito, dor de cabeça e falta de ar”, completou.
As vítimas mais afetadas foram levadas à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Herval d’Oeste para atendimento médico. Uma delas foi transportada pelos bombeiros, enquanto outra foi levada por um veículo da empresa. A funcionária relatou que precisou ir ao hospital com o próprio carro, já que não havia transporte disponível para ela no momento. “Ficamos em observação até agora e vamos precisar continuar monitorando nossa saúde em casa, por orientação médica.”
De acordo com as informações, o órgão responsável pelo controle de produtos químicos ligado a secretaria de saúde do estado, em Florianópolis, recomendou que as vítimas ficassem em observação por cinco dias, devido à gravidade dos sintomas apresentados.
Riscos do Hipoclorito de Sódio à saúde
O hipoclorito de sódio, substância utilizada na limpeza do local, é comumente encontrado em produtos de limpeza doméstica e industrial. Apesar de ser eficaz para desinfecção, a inalação de seus vapores pode causar irritação nas vias respiratórias, tosse, sensação de sufocamento, dores de cabeça e, em casos mais graves, intoxicação severa. A exposição prolongada pode levar a danos pulmonares e complicações respiratórias, sendo necessário atendimento médico imediato para evitar consequências mais sérias.
Até o momento, o supermercado não se pronunciou oficialmente sobre o incidente, e as causas do uso inadequado do produto estão sendo investigadas. As vítimas seguem em recuperação, e mais informações serão divulgadas assim que o caso avançar.
Comentários: