Web Radio Cidade

Segunda-feira, 23 de Dezembro de 2024

Geral

Governo de SC envia bombeiros militares catarinenses para combater incêndios no Mato Grosso do Sul

Com 20 profissionais, a Operação Pantanal tem previsão de durar 15 dias, podendo contar com revezamento de equipe.

Web Rádio Cidade
Por Web Rádio Cidade
Governo de SC envia bombeiros militares catarinenses para combater incêndios no Mato Grosso do Sul
IMPRIMIR
Espaço utilizado para comunicação de erro nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

O governador de Santa Catarina, Jorginho Mello, determinou o envio de 20 bombeiros militares para apoiar o combate aos incêndios florestais que atingem o Mato Grosso do Sul. Os profissionais foram mobilizados para atuar nas cidades de Corumbá, Miranda e Aquidauana, áreas severamente afetadas pelas chamas. Na manhã desta quarta-feira (28), o governador acompanhou a saída do comboio em um ato que foi realizado no Centro Administrativo do Governo do Estado.

“Estamos mandando essa equipe porque a situação por lá é preocupante. Estamos mandando nossos melhores homens com expertise nesse tipo de trabalho que é o combate a incêndios. Nossos bombeiros estão indo pra ficar o tempo que for necessário. Além dos profissionais, estamos mandando maquinários e veículos para esse auxílio”, disse o governador.

A missão denominada “Operação Pantanal”, tem previsão de duração de aproximadamente 15 dias, podendo contar com o revezamento de equipes, caso necessário, para garantir a continuidade das operações e a segurança dos bombeiros envolvidos. Esta ação demonstra a solidariedade e o compromisso de Santa Catarina em apoiar outros estados em momentos de crise.

Segundo o subcomandante-geral do CBMSC, coronel Jefferson de Souza, a equipe enviada é especializada em combate a incêndios florestais. “São 20 profissionais todos especializados em combate a incêndios. Estamos encaminhando também ferramentas e outros equipamentos que são usados especificamente em incêndios. Não é a primeira oportunidade que mandamos bombeiros catarinenses para o Mato Grosso do Sul, nossos profissionais já trabalharam na região do Pantanal mato-grossense em 2020 e 2021 também no combate a incêndios em vegetação”, acrescentou o subcomandante-geral do CBMSC, coronel Jefferson de Souza.

 

 

Além dos bombeiros, o grupo conta com seis caminhonetes 4×4 e equipamentos especializados, como motobombas com reservatório de água, abafadores, sopradores, rádios de comunicação, e retardantes químicos.

Os incêndios florestais no Mato Grosso do Sul têm causado sérios danos à fauna e flora da região, exigindo esforços coordenados e especializados para controlar as chamas e mitigar os impactos. A presença dos bombeiros catarinenses será fundamental para reforçar as ações de combate, atuando lado a lado com as equipes locais.

 

FONTE/CRÉDITOS: Eder Luiz
Comentários:
Web Rádio Cidade

Publicado por:

Web Rádio Cidade