Web Radio Cidade

Quinta-feira, 03 de Abril de 2025

Agro

Epagri abre inscrições para 12ª turma do curso 'organização, gestão e protagonismo'

A iniciativa visa capacitar jovens rurais e fortalecer a sucessão familiar no campo.

Web Rádio Cidade
Por Web Rádio Cidade
Epagri abre inscrições para 12ª turma do curso 'organização, gestão e protagonismo'
IMPRIMIR
Espaço utilizado para comunicação de erro nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

A Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri) está promovendo a 12ª turma do curso "Organização, Gestão e Protagonismo", voltado para jovens agricultores da região de Campos Novos e Joaçaba. A iniciativa tem como objetivo capacitar os participantes para permanecerem no meio rural com qualificação e protagonismo no desenvolvimento social, econômico e ambiental de suas propriedades.

Segundo a extensionista rural da Epagri e coordenadora do curso, Ilda Trevisan, as inscrições já estão abertas e seguem até o dia 20 de março. Jovens rurais com idades entre 18 e 29 anos podem participar. As inscrições são feitas através dos técnicos dos escritórios municipais da Epagri em cada município, ou online, mediante contato com os técnicos.

O curso busca contribuir com o fortalecimento da sucessão familiar nas propriedades rurais. "Fazer a sucessão passa primeiro por gostar do modo de vida rural e ter boas relações familiares e comunitárias", explica Ilda. Além disso, a capacitação auxilia os jovens a tomarem decisões mais assertivas, seja para permanecer no campo ou buscar outras opções de trabalho e renda.

O acompanhamento da Epagri não se encerra com o fim do curso. Segundo a extensionista, os jovens formados seguem recebendo suporte através de visitas técnicas, convites para eventos e orientação na implantação de projetos em suas propriedades.

Ao longo das 11 turmas anteriores, a iniciativa gerou impactos positivos em diversas propriedades rurais. Jovens que passaram pelo curso implementaram melhorias no sistema de produção de leite e carne, adotaram técnicas avançadas de manejo de pastagens, implantaram agroindústrias e diversificaram a produção com hortaliças, fruticultura e meliponicultura.

Para Ilda Trevisan, o aprendizado adquirido durante o curso proporciona aos jovens conhecimentos essenciais para aprimorar seus sistemas produtivos, aumentando a renda e a qualidade de vida das famílias rurais, além de fortalecer a preservação ambiental nas propriedades.

FONTE/CRÉDITOS: Web Rádio Cidade
Comentários:
Web Rádio Cidade

Publicado por:

Web Rádio Cidade