Na noite da última sexta-feira, 12 de abril, a Cooperativa Agropecuária Camponovense (Coocam) celebrou os resultados da safra 2023/2024 com mais uma edição do tradicional Jantar de Bonificação de Sementes. O evento foi marcado pelo reconhecimento aos produtores, das Sementes Coocam, que se destacaram em qualidade e produtividade.
O presidente da Coocam, João Carlos Di Domenico, expressou sua gratidão a todos que contribuem para o sucesso da produção de sementes. “Sempre agradecemos aos nossos parceiros, aos nossos cooperados, às empresas e aos colaboradores, porque tudo isso é construído por muitas mãos. Ninguém faz nada sozinho. O trabalho em equipe é o que nos leva para frente”, declarou. Ele também parabenizou os produtores que receberam as bonificações. “Vocês fazem parte de um processo essencial para o agronegócio. São responsáveis por entregar ao campo brasileiro sementes certificadas, com qualidade e alto desempenho.” João Carlos reforçou a importância do manejo no campo, lembrando que a cooperativa investe constantemente em armazéns e estrutura física, além de contar com equipe técnica especializada para ajudar o homem do campo.
Durante a cerimônia, o vice-presidente da Coocam, Riscala Miguel Fadel Junior, ressaltou o compromisso da cooperativa com a excelência na produção. “Cada semente que sai daqui leva o nome da cooperativa, por isso, precisamos continuarmos sendo referência. Nosso foco sempre foi entregar um material de qualidade para o produtor final, e isso só é possível graças ao trabalho incansável de cada produtor”, afirmou. Junior também destacou o crescimento contínuo da produção: “Aumentamos a quantidade de sementes ano após ano, mas sem perder a essência: fazer bem feito, com responsabilidade e foco no resultado.”
A programação contou ainda com a apresentação do engenheiro agrônomo Helan Paganini, que demonstrou, por meio de materiais técnicos e ilustrativos, o rigor dos processos que envolvem o plantio, manejo, testes de qualidade, recebimento e beneficiamento dos grãos. A Coocam se dedica à produção de sementes com base em tecnologia, qualidade e confiança – pilares que sustentam os excelentes resultados. “Temos condições naturais favoráveis, um nome forte no mercado e sementes de alta qualidade. Estamos trabalhando para ampliar nossa produção e gerar ainda mais valor aos cooperados e fortalecer a nossa cooperativa”, afirmou.
A produção de sementes de soja no Brasil passou por mudanças importantes com a nova legislação do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA), que exige a Declaração de Uso Próprio (DUP), comprovação de origem e pagamento de royalties para sementes com biotecnologia. As regras também ficaram mais rigorosas quanto ao beneficiamento, certificação e comercialização, visando mais qualidade e rastreabilidade. Nesse cenário, as Sementes Coocam se destacam pela excelência, reconhecidas pelo alto vigor, qualidade e pelo trabalho criterioso realizado em cada etapa da produção, oferecendo ao mercado uma semente confiável e de alto desempenho.
O evento reforçou o papel da Coocam como referência em produção de sementes. Encerrando mais uma safra com resultados expressivos, a cooperativa reafirma seu compromisso com a inovação, a valorização dos associados e o fortalecimento do cooperativismo.
Soja em Santa Catarina
Conforme dados do Centro de Socioeconomia e Planejamento Agrícola (Epagri/Cepa), a produção de soja em Santa Catarina na safra 2023/2024 totalizou 2,75 milhões de toneladas, representando uma redução de 8,1% em relação à safra anterior. A produtividade média estadual foi de aproximadamente 3,4 toneladas por hectare, inferior às quase 3,8 toneladas por hectare registradas na safra 2022/2023. Apesar da diminuição na produtividade média referente as últimas duas safras, a soja vem ganhando cada vez mais espaço no agronegócio catarinense, principalmente em áreas que antes eram usadas para o plantio de milho e feijão.
De acordo com dados do Observatório Agro Catarinense, ao longo dos últimos 12 anos, Santa Catarina aumentou em 275,8% a produção do grão e 60,5% a área plantada. Para a primeira safra 2024/2025 da cultura no estado, segundo dados da Epagri/Cepa, a estimativa é de 2,62% na área plantada, 9,79% na produtividade média e um aumento de 12,67% na quantidade produzida. Os produtores de Sementes Coocam, mais uma vez, se sobressaíram, refletindo a excelência genética, o manejo eficiente e o comprometimento dos cooperados.
Comentários: