Web Radio Cidade

Segunda-feira, 20 de Janeiro de 2025

Geral

Com vitórias históricas, SC aumenta número de mulheres nas prefeituras municipais

No Brasil, no primeiro turno foram eleitas 724 mulheres. Em 2020, foram 656 eleitas.

Web Rádio Cidade
Por Web Rádio Cidade
Com vitórias históricas, SC aumenta número de mulheres nas prefeituras municipais
IMPRIMIR
Espaço utilizado para comunicação de erro nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

Com vitórias históricas, como as das prefeitas eleitas de Lages, Carmen Zanotto (Cidadania), e de Balneário Camboriú, Juliana Pavan (PSD), Santa Catarina aumentou a representatividade feminina no comando das cidades, após o resultado das eleições municipais de domingo, 6. Ao todo, 39 cidades serão comandados por mulheres em 2025.

O aumento do protagonismo feminino nas eleições municipais é resultado também do maior número de candidaturas. Em 2020, foram 90 nomes concorrendo e neste ano 122. Um olhar mais amplo mostra também uma evolução nos resultados.

Em 2012, as mulheres conquistaram 7% das prefeituras catarinenses; em 2016, 8,4%; em 2020, 9,49%; e nesta eleição uma porcentagem histórica de 13,27%. 

A presença de duas mulheres, Carmen Zanotto e Juliana Pavan, em duas das 15 maiores cidades do estado também é simbólica, pois traz para a vitrine a participação feminina e para o debate a importância de seu protagonismo para o desenvolvimento de Santa Catarina. É a primeira vez na história que Lages e Balneário Camboriú elegem mulheres para o comando do executivo municipal.

O mapa divulgado pela Federação Catarinense dos Municípios (Fecam), mostra os municípios que tiveram mulheres eleitas no pleito.

No resultado nacional de número de prefeitas eleitas, o Brasil também pode comemorar um aumento da representação feminina. Na eleição de primeiro turno foram eleitas 724 mulheres. Em 2020, foram 656 eleitas.

 

FONTE/CRÉDITOS: SCC
Comentários:
Web Rádio Cidade

Publicado por:

Web Rádio Cidade