Duas cobras foram resgatadas de dentro de uma máquina de lavar em Jaguaruna, no Sul de Santa Catarina. Uma terceira estava foram do eletrodoméstico. Elas eram cobras-cipó, do gênero Chironius, sem peçonha.
Os três animais foram retirados e soltos em área longe de residências. O biólogo Christian Raboch, da Fundação Jaraguaense de Meio Ambiente (Fujama), acredita que as cobras tenham se encontrado para acasalar ou hibernar.
De acordo com os Bombeiros Voluntários de Jaguaruna, o resgate ocorreu no sábado (1º) no bairro Morro Azul. Ao chegar ao local, os socorristas encontraram duas cobras dentro da máquina e outra fora. Em seguida, fizeram o resgate.
"Todas as serpentes são solitárias. Elas só vão andar juntas geralmente na época de acasalamento. Então o que eu acredito que tenha acontecido ali é que elas se encontraram para acasalar ou se encontraram agora para a época de brumação, mais conhecida como hibernação", disse o biólogo.
"Nos animais de sangue frio, a gente chama de brumação. Encontram-se para ficar num lugar escuro, protegido para passar o inverno. No Sul, tem bastante isso porque fica muito frio. Os répteis têm sangue frio, eles não se deslocam muito no inverno e aí eles se escondem em algum lugar. Mas é muita coincidência os animais terem se encontrado no mesmo lugar, acho que mais talvez para reprodução", completou.
Comentários: