A chuva intensa dá uma trégua nesta quinta-feira (3) em Santa Catarina, mas a nebulosidade continua, devido a um cavado, ou seja, um sistema de baixa pressão atmosférica. Com isso, pode haver ainda chuva isolada, mas não com a intensidade desta quarta-feira (2), em que cidades registraram estragos.
Segundo a Epagri/Ciram, para o litoral e o Norte catarinenses, a previsão é de chuva isolada e a qualquer momento do dia. Já no Meio-Oeste, a quinta-feira começa com chuva, mas o tempo deve melhorar no decorrer do dia.
As temperaturas seguem mais amenas em boa parte do Estado, com máximas entre 17°C e 20°C na maioria do Estado. No Oeste, no entanto, os termômetros podem marcar até 27°C. O vento sobra de Sul a Sudeste, com intensidade fraca a moderada.
Como ficam as temperaturas em cada região
- Extremo Oeste: 11,6°C/27,6°C
- Oeste: 11,2°C/21,2°C
- Meio-Oeste: 8,4°C/17,1°C
- Planalto Sul: 6,6°C/14,9°C
- Litoral Sul: 9,3°C/18,4°C
- Vale do Itajaí: 9,4°C/17,7°C
- Grande Florianópolis Serrana: 8,6°C/13°C
- Grande Florianópolis Litorânea: 9,6°C/17,8°C
- Planalto Norte: 9,2°C/18°C
- Litoral Norte: 12,6°C/18,9°C
Temporais causaram estragos em SC
Nesta quarta-feira (2), a influência de uma frente fria trouxe temporais para o Estado. Entre a madrugada e a manhã, fortes temporais atingiram o Planalto Sul e no Litoral Sul de Santa Catarina, estendendo seus efeitos para a Grande Florianópolis. As regiões foram severamente impactadas por descargas elétricas, rajadas de vento intensas e episódios de granizo. Segundo a Defesa Civil do Estado, as tempestades mais intensas ficaram concentradas na divisa com o Rio Grande do Sul.
O radar meteorológico de Lontras, um dos principais instrumentos de monitoramento meteorológico do Estado, registrou a movimentação das tempestades durante os períodos de maior instabilidade. Em Bocaina do Sul, na Serra catarinense, cerca de 40 famílias registraram danos após queda de granizo. O município deve decretar situação de emergência e solicitou à Defesa Civil kits de assistência humanitária.
À tarde, a chuva intensa se concentrou no Planalto Norte, próximo à divisa com o Paraná, e uma intensa tempestade se formou devido ao calor e às instabilidades atmosféricas.
Em Bom Retiro, choveu 130 milímetros em 24 horas, segundo a Defesa Civil. Em Urupema, foram 100,6 milímetros, e 100,4 milímetros em São Joaquim.
Comentários: