Um bezerro com uma condição genética raríssima nasceu no último domingo (03), na comunidade de Arrozal, no interior do município de Anita Garibaldi, na Serra Catarinense. O pequeno animal nasceu completamente sem pelos.
O bezerro nasceu do cruzamento entre um touro Devon com uma vaca Simental. Segundo informações, a gestação foi normal e o nascimento foi no tempo esperado de 9 meses, porém precisou de auxílio dos proprietários. O estado de saúde pode ser de risco, devido à falta de pelos, o bezerro precisa de cuidados especiais, como por exemplo, não ser exposto ao sol.
De acordo com o Médico Veterinário da Prefeitura Municipal de Anita Garibaldi, Matheus Demeneck, até o momento como não foi realizada uma análise mais profunda, o que se pode detectar é que o bezerro possua uma anormalidade congênita.
“AS DOENÇAS CONGÊNITAS PODEM SER CAUSADAS PELA VARIAÇÃO DA INFLUÊNCIA GENÉTICA, DAS CONDIÇÕES AMBIENTAIS OU INTERAÇÃO ENTRE O GENÓTIPO DO ANIMAL COM AS CONDIÇÕES CLIMÁTICAS”, FALA MATHEUS.
O veterinário ainda comenta a hipótese deduzida até o momento, “o bezerro pode ter Alopecia Congênita, que é falha no desenvolvimento dos folículos pilosos, uma caso de uma raridade e tanto”, completou Demeneck.
Exames mais detalhados tanto no bezerro quando na mãe, poderiam explicaras possíveis falhas genéticas e o porquê do nascimento deste bezerro completamente sem pelos.
“Para nós quando percebemos na hora do nascimento do animal a falta de pelos, já imaginamos que isso iria repercutir na região, porque de fato é inédito por aqui”, comentou Ademir Martins Pinheiro (Dini), proprietário do animal.
“É um bichinho que recebe muito amor da gente. Nós aqui no sítio convivemos com muito amor, e este bezerro sem pelos é muito diferente, iremos cuidar da melhor forma, até porque pelo que a gente sabe, é preciso mesmo um cuidado especial”, comentou a sua esposa Maria Ceni. (SCC10)
Comentários: