Santa Catarina segue sendo destaque negativo na apreensão de cigarros, por meio do crime de descaminho. Na madrugada de domingo, dia 31, mais 15 mil maços de cigarro foram apreendidos na SC-161, em Flor do Sertão, em ação conjunta da Polícia Militar e Polícia Rodoviária Federal.

O fato aconteceu por volta da 1h da madrugada, quando os policiais deram ordem de parada para um veículo Gol, com placas de Ceríaco/RS. O motorista não obedeceu e tentou fugir, mas foi preso na sequência, na mesma rodovia.

A carga de cigarros apreendida, juntamente com o envolvido e o veículo, foram entregues à Receita Federal, para que fossem realizados os procedimentos legais cabíveis.

Este foi o segundo caso de apreensão de cigarros contrabandeados em Flor do Sertão, em menos de duas semanas. No dia 14 de março, um carro com 14,9 mil maços de cigarro foi encontrado em um milharam da cidade. O motorista do carro fugiu a pé ao ser abordado pelos policiais e não foi encontrado.

Segundo uma pesquisa feita pelo Fórum Nacional Contra a Pirataria e a Ilegalidade (FNCP) e pelo Ipec (ex-Ibope), em Santa Catarina, 37% dos cigarros vendidos tem origem ilegal. O mercado de cigarros contrabandeados movimenta quase R$ 3 bilhões no Sul do Brasil.