As primeiras 15 mil doses da vacina contra a dengue chegaram ao Estado de Santa Catarina na noite desta quarta-feira, 21, e outras 14.100 doses chegaram na horas seguintes somando 29.100* na primeira etapa. Devido ao limitado quantitativo de imunizantes disponíveis, neste primeiro momento, segundo orientação do Ministério da Saúde, serão utilizadas para aplicação da primeira dose em crianças de 10 e 11 anos de 13 municípios da região Norte. A Secretaria de Estado da Saúde (SES), por meio da Diretoria de Vigilância Epidemiológica (DIVE), fará a distribuição das vacinas aos municípios contemplados já nesta quinta-feira, 22.
A administração da vacina contra a dengue é realizada em um esquema de duas doses com um intervalo de 3 meses entre elas. A Secretária de Estado de Saúde, Carmen Zanotto, destaca que vacinar as crianças contra a doença é importante, mas é apenas mais uma das estratégias de enfrentamento à doença.

“Devemos lembrar que o quantitativo de doses ainda é muito reduzido e apenas uma pequena parcela da população será contemplada. Então, devemos nos manter em alerta e vigilantes, na nossa casa, escola, ambiente de trabalho, eliminando locais que possam acumular água”, ressalta a secretária.
A vacinação contra a dengue tem como objetivo reduzir as hospitalizações e óbitos decorrentes da doença. Para tanto, é necessário alcançar a meta de 90% para o esquema completo da vacinação, ou seja, a proteção está vinculada à segunda dose que deve ser aplicada com intervalo de 90 dias entre elas.

LISTA DOS MUNICÍPIOS CONTEMPLADOS:
Barra Velha
Corupá
Guaramirim
Jaraguá do Sul
Massaranduba
São João do Itaperiú
Schroeder
Araquari
Balneário Barra do Sul
Garuva
Itapoá
Joinville
São Francisco do Sul