A 47ª edição da Romaria de Nossa Sra Aparecida de Campos Novos em 12 de outubro e da 6ª Cavalgada em honra à Nossa Sra Aparecida, em 29 de setembro, já contam com o planejamento da logística, para receber os milhares de romeiros que virão a Campos Novos.
A logística de sonorização e de transmissão já está contratada. A diretora de Indústria, Comércio e Turismo do município, Isabela Scalssavara, informa que será ampliada a sonorização da Rua Cel. Farrapo, por onde passará a imagem de Nossa Sra e que a Grande Procissão terá também, além do rádio, transmissão online.
A empresa M2M Produções também será responsável pela sonorização da 6ª Cavalgada em honra a Nossa Senhora Aparecida, tanto na recepção no Galpão Crioulo, como durante a Missa na esplanada do Santuário. E ainda, para a Santa Missa Solene, em 12 de outubro, no altar que será montado na Avenida Coração de Maria.
Segurança
Aproximadamente 100 pessoas farão a segurança da 47ª Romaria. Segundo Isabela foram contratados 25 seguranças privados e 10 brigadistas, além de 25 membros da Guarda Patrimonial Municipal, do efetivo de 25 Policiais Militares, de Policiais Civis, Cavalaria da Polícia Militar e Polícia Rodoviária Federal.
Saúde e alimentação
A secretaria de Indústria, Comércio e Turismo montará duas tendas nas proximidades do Santuário, para praça de alimentação dos romeiros, que neste ano terá a gestão da Paróquia São João Batista. A paróquia também oferecerá alimentação no Salão do Romeiro.
Já o atendimento à saúde, informa Isabela Scalssavara, ocorrerá na Casa da Acolhida pelos profissionais da Secretaria Municipal de Saúde. Além do Bombeiro e do Samu, que estarão de plantão no Quartel, o município vai colocar duas ambulâncias à disposição.
O atendimento dos demais serviços ficará centralizado no Centro de Educação Infantil A Caminho do Futuro. Também foram contratados 36 banheiros.
Controle de venda ambulante
Com o objetivo de reduzir a compra de espaços para venda ambulante no percurso da Avenida Coração de Maria, após o Santuário, a Secretaria de Indústria, Comércio e Turismo, colocou número menor de espaços à disposição.
“Foi reduzida a área de venda ambulante e número de box para camelôs. São 62 espaços que foram colocados à disposição desde 28 de agosto, dos quais, 48 já foram vendidos”, informa Isabela.
Com a arrecadação da venda desses espaços, a prefeitura prevê uma receita de R$ 85 mil, que cobrirá grande parte dos investimentos públicos para a Romaria, em um total de R$ 120 mil.
Trânsito
Uma das preocupações com a montagem das estruturas para a Romaria, ressalta a diretora de Turismo, é com a mobilidade dos moradores do Bairro Aparecida, onde está o Santuário.
Para tanto, a Avenida Coração de Maria só terá o trânsito interrompido integralmente a partir da sexta-feira (11 de outubro), no trajeto a partir da Rua Chapecó, na altura do CEIM A Caminho do Futuro até o Ginásio Osni Jacomel. Para a montagem das tendas e do palco, a partir da quinta-feira (10 de outubro), o trânsito só será interrompido parcialmente, ressalta Isabela Scalssavara.
Comentários: