A brasileira Fernanda Torres venceu o Globo de Ouro de melhor atriz pelo filme Ainda Estou Aqui. Emocionada, ela recebeu a estatueta dourada das mãos de Viola Davis, que apresentou a categoria e definiu as concorrentes como “icônicas”, celebrando as mulheres que “fazem a história do cinema”. A cerimônia aconteceu na noite de domingo (5), em Los Angeles, nos Estados Unidos.
Fernanda concorria com Pamela Anderson (pelo filme The Last Showgirl), Angelina Jolie (Maria), Nicole Kidman (por Babygirl), Tilda Swinton (por O Quarto ao Lado) e Kate Winslet (Lee).
Em seu discurso de vitória, Fernanda dedicou o prêmio à mãe, Fernanda Montenegro, que concorreu à mesma categoria em 1999, por Central do Brasil. Ela também falou sobre a importância de Eunice Paiva, personagem que interpreta em Ainda Estou Aqui.
— Eu quero dedicar esse prêmio à minha mãe. Vocês não têm ideia, ela estava aqui há 25 anos, e isso é uma prova que a arte dura na vida, até durante momentos difíceis pelos quais a Eunice Paiva passou e com tantos problemas hoje em dia no mundo. Esse é um filme que nos ajudou a pensar em como sobreviver em tempos como esses. Então, para a minha mãe, para a minha família, para os meus filhos e para todos, muito obrigada ao Golden Globes — disse Fernanda.
Ainda Estou Aqui conta a história real de Eunice Paiva, que passou 40 anos procurando a verdade sobre o marido desaparecido, o deputado Rubens Paiva (interpretado por Selton Mello), durante a ditadura militar no Brasil. O filme foi indicado ao Globo de Ouro na categoria de filme estrangeiro, mas perdeu a estatueta para a produção francesa Emilia Pérez.
Campanha para o Oscar
Fernanda Torres e Ainda Estou Aqui estão em campanha para a temporada de premiações em Hollywood, com foco no Oscar. O longa já detém o maior público do cinema brasileiro desde a pandemia, com 2,3 milhões de ingressos vendidos.
Recentemente, ela ficou com o segundo lugar do prêmio de melhor atuação dado pela Associação de Críticos de Los Angeles, um dos mais respeitados de Hollywood. Ela compartilhou a colocação com Demi Moore, protagonista do terror A Substância. Em primeiro lugar, ficaram Marianne Jean-Baptiste, de Hard Truths, e Mikey Madison, de Anora.
Com o reconhecimento, cresce a expectativa por uma indicação de Fernanda ao Oscar 2025. O anúncio dos indicados ao principal prêmio do cinema acontece no dia 17 de janeiro de 2025. A premiação é no dia 2 de março.
Comentários: